Com a praticidade da internet, muitos serviços antes burocráticos agora podem ser solicitados online. Mas, e a pensão alimentícia? É possível dar entrada no pedido de pensão alimentícia pela Internet? Por isso, preparemos esse artigo para ajuda-lá a entender melhor
É possível realizar o Pedido de Pensão Alimentícia pela Internet?
Embora a internet facilite muitos processos, o pedido de pensão alimentícia ainda exige, em grande parte dos casos, a intervenção de um advogado. Isso porque se trata de um processo judicial que envolve questões complexas.
Por que preciso de um advogado?
Um advogado especializado em direito de família possui o conhecimento necessário para elaborar a petição inicial de forma correta, aumentando as chances de sucesso do seu pedido. Além disso, esse profissional irá te representar em todas as etapas do processo, desde a apresentação da petição até a execução da sentença.
Quais documentos são necessário ?
A documentação necessária para o pedido de pensão alimentícia pode variar de caso para caso. No entanto, alguns documentos são comuns, como:
- Certidão de nascimento dos filhos;
- R.G. e CPF da mãe ou responsavél;
- Comprovante de residência
- Endereço do genitor
- Conta bancária para deposito da pensão alimentícia
Quanto tempo demora o processo?
O tempo de duração do processo de pensão alimentícia pode variar bastante, dependendo da complexidade do caso e da carga de trabalho do juízo. No entanto, é importante ressaltar que a justiça brasileira tem buscado agilizar esses processos.
Onde procurar ajuda?
Se você não tem condições de contratar um advogado particular, procure a Defensoria Pública. A Defensoria oferece assistência jurídica gratuita para pessoas de baixa renda.
Conclusão
Embora a internet facilite o acesso a informações, o pedido de pensão alimentícia é um processo que exige acompanhamento jurídico. Ao buscar auxílio de um advogado ou da Defensoria Pública, você garante que seus direitos serão defendidos da melhor forma possível.
Deixe um comentário