Valor pensão alimentícia para 2 filhos
Valor pensão alimentícia para 2 filhos: Tempo é dinheiro, e o futuro dos seus filhos não pode esperar! A pensão alimentícia é um direito que precisa ser garantido o quanto antes. Nosso time de especialistas está pronto para te auxiliar em todo o processo. Por isso, preparamos um artigo para te ajudar a garantir a segurança financeira dos seus filhos.
O que é pensão alimentícia?
A pensão alimentícia é um valor pago regularmente por um dos pais, com o objetivo de garantir o sustento dos filhos menores ou incapazes. Esse valor cobre as necessidades básicas das crianças, como alimentação, saúde, educação e lazer.
Como é calculado o valor da pensão alimentícia para 2 filhos?
Não existe um percentual em lei para calcular o valor exato da pensão alimentícia. Nesse sentido, quando a mãe entra com um processo de pensão alimentícia na justiça, o juiz irá analisar o caso de forma individual. No entanto, alguns critérios são fundamentais para ajudar a definir o valor da pensão alimentícia:
Necessidade do menor :deve-se levar em consideração que cada criança tem uma necessidade diferente das outras, por exemplo, se seu filho possuir alguma questão médica e realizar tratamento o valor da pensão será maior em relação a uma criança saudável. Além disso, o valor da pensão alimentícia é para ajudar a custear as despesas com alimentação, roupas, lazer e moradia
Possibilidade do pai do seu filho(a): Assim, o juiz avalia a capacidade financeira de quem paga a pensão. Além de analisar a renda do genitor, os bens e as despesas do devedor para determinar um valor que não comprometa sua própria sobrevivência.
Padrão de vida da família: O juiz irá levar em consideração o padrão de vida da família antes da separação. Se os filhos estavam acostumados a um determinado padrão, a pensão deve garantir a manutenção desse padrão, na medida do possível.
A idade dos filhos: As necessidades de um adolescente são diferentes das necessidades de uma criança pequena. O juiz irá considerar a idade de cada filho ao determinar o valor da pensão.
Qual o valor de pensão para 2 filhos que de pai desempregado?
Quando o genitor está desempregado, o juiz vai fixar um percentual entre 30% a 50% do salário mínimo nacional, para o pai do seu filho(a) pagar todos os meses.
Conclusão
A pensão alimentícia é um direito fundamental das crianças. Ao compreender os fatores que influenciam o cálculo do valor da pensão, você poderá garantir que seus filhos recebam o suporte financeiro necessário para seu desenvolvimento.