Guarda Compartilhada: Como Funciona?

admin 16 de janeiro de 2025 0
Guarda Compartilhada Como Funciona

Guarda Compartilhada: Como Funciona? Você já parou para pensar em como fica a vida dos filhos após a separação dos pais? Nesse sentido, para garantir que ambos os genitores continuem participando ativamente das decisões importantes na vida da criança, mesmo após a separação, existe a guarda compartilhada.

Assim, ao contrário do que muitos imaginam, a guarda compartilhada não significa, necessariamente, dividir o tempo de convívio “meio-a-meio”. Em outras palavras, a guarda compartilhada significa divisão de responsabilidades dos pais, que continuam exercendo seus papéis na criação do filho.

Quais são as regras da guarda compartilhada?

A lei brasileira prioriza a guarda compartilhada, pois a justiça reconhece seus benefícios para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Isso significa que, em caso de separação ou divórcio, o juiz dará preferência à guarda compartilhada. No entanto, existem situações graves que impedem o exercício da guarda compartilhada, como casos de violência doméstica, uso de drogas e maus-tratos.

Como funciona a guarda compartilhada a cada 15 dias?

É comum confundir a guarda compartilhada com a divisão igualitária do tempo de convívio dos filhos, como por exemplo, 15 dias com a mãe e 15 dias com o pai. No entanto, a guarda compartilhada foca na divisão das responsabilidades e decisões sobre a vida do filho, e não necessariamente na divisão igualitária do tempo de convívio.

Por essa razão, na guarda compartilhada a criança tem um lar principal, mas ambos os pais têm a responsabilidade pelas decisões sobre educação, saúde, lazer e outros aspectos importantes da vida do filho.

O tempo de convívio com cada genitor pode variar, sendo definido de acordo com o melhor interesse da criança, levando em consideração a rotina familiar, a distância entre as residências dos pais, entre outros fatores.

Como é dividido o tempo?

Não existe divisão de tempo na Guarda compartilhada. Dessa modo, a convivência com o genitor que não mora com o filho costuma ser apenas aos finais de semana alternados.

Guarda Compartilhada: Como Funciona?

Em suma, a guarda compartilhada estabelece a divisão de responsabilidades entre os pais divorciados, visando o bem-estar da criança ou adolescente. Na prática, a criança ou adolescente reside com um dos pais, enquanto o outro mantém o direito de convivência, conforme regulamentado.

Category: 

Leave a Comment