Guarda unilateral como funciona?
Guarda unilateral: como funciona? Você já se perguntou como é a vida de uma criança após a separação dos pais? E como as decisões sobre a guarda dos filhos podem impactar diretamente o seu desenvolvimento? Desse modo, a guarda unilateral é uma realidade para muitas famílias e gera dúvidas sobre o bem-estar dos pequenos. Se você está passando por uma separação e precisa de ajuda para entender seus direitos e tomar as melhores decisões para os seus filhos, leia as perguntas e respostas a seguir;
Como funciona?
Na guarda unilateral, apenas um dos pais assume sozinho a responsabilidade de cuidar e tomar todas as decisões sobre a vida do filho. Isso significa que, por exemplo, apenas a mãe vai poder tomar as decisões em prol do filho sobre a educação, saúde, religião e moradia.
O que dá direito a guarda unilateral?
Um juiz atribui a guarda unilateral a um dos pais quando há evidências de que o bem-estar físico, psicológico ou emocional da criança está em risco.
Além disso, existem outros fatores que levam a concessão da guarda unilateral, por exemplo, quando existe histórico de violência doméstica, abuso sexual, falta de cuidados básicos com a criança, dependência química e doenças mentais.
Como fica a pensão na guarda unilateral?
O genitor que não possuir a guarda unilateral e não mora com a criança tem o DEVER de pagar a pensão alimentícia.
Como funciona a visita na guarda unilateral?
Apesar de apenas um dos genitores decidir sobre a vida do filho, o outro ainda possui o direito de supervisionar e conviver com a criança. Porém, a convivência paterna pode ser regulamentada em finais de semanas alternados. Ou seja, é um final de semana com a mãe e outro final de semana com o pai. Além disso, é possível solicitar as convivências assistidas ou intermediada por um terceiro quando existe muitos conflitos